quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dia Mundia da Luta Contra o Cancro



Hoje é dia Mundial da Luta Contra o Cancro!
Hoje é dia marcado no calendário,para essa luta!
Mas, esta luta travam-na todos os dias muitas pessoas...que conhecemos, que não conhecemos, que ouvimos falar, por um amigo, no café, na TV, na rua...mas que sempre nos toca de certa maneira!

Todos os dias, a cada dia...há novos diagnósticos, desta doença...que fere em silêncio,que não diz "Olha cheguei..."Não...ela não é assim...não avisa, durante muito tempo, mói em silêncio..sem dar de si mas roubando muito de nós! Quando chega o momento que descobrimos que ela está lá...às vezes é tarde!

Esta data foi promulgada no ano de 2000, pela União Internacional Contra o Cancro (UICC), na chamada Carta de Paris. Este documento tem como finalidade primoridial divulgar os problemas que estão relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que, sem intervir sobre o problema, até 2015 devam morrer vítimas de cancro 84 milhões de pessoas. Os dados referentes a 2007 apontam para quase nove milhões de mortes por cancro, o correspondente a 13 por cento do total de óbitos registados nesse ano.
Em Portugal, os números mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) são de 2006. O INE fez saber que a doença matou nesse ano mais de 22 200 pessoas, sendo os tumores malignos que mais vitimaram os da laringe / traqueia, brônquios e pulmões, cancro do cólon e cancro do estômago. Ainda assim 2,25 por cento abaixo das mortes por cancro registadas em 2005.
Este ano, a UICC elegeu como lema para o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro “Eu amo a minha infância activa sã”, no âmbito da campanha de prevenção do cancro denominada “As crianças de hoje, o Mundo de amanhã”.

Aqui fica este site para quem estiver interessado em saber mais:
http://www.ligacontracancro.pt/

Este post, dedico-o a todas as pessoas que dia-a-dia travam de forma corajosa esta luta, àqueles que os apoiam, familiares, amigos e desconhecidos! A luta é deles, mas com o nosso apoio as coisas tornam-se mais fáceis de suportar!

A todos aqueles, meus familiares e conhecidos, que corajosamente lutaram contra esta doença, que foram vencidos, a todos eles (onde quer que estejam): A vossa força, coragem e determinação foi para nós (família) símbolo de que enquanto há vida há esperança, voces foram embora, mas em nós permaneceu o vosso sorriso, apesar da forte provação que atravessavam!
Aos que venceram e também aos que foram vencidos, aqui deixo a minha admiração pelas grandes lições de vida que nos transmitem que nos levam a ver a vida com outros olhos!!!

Amor, compreensão, dedicação, paciência, tolerância!
Juntos nesta luta, venceremos ;)
Uma boa noite caros leitores**

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post It Psicológico