quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Felicidade


Todos temos o mesmo objectivo na vida - o de ser Feliz! E cada um sente a felicidade de diferente maneira. Para uns, a felicidade passa por viver um grande amor. Para outros a felicidade passa por ter conforto dos amigos e da família. E outros ainda encontram felicidade no materialismo.
No entanto, isto por si só não basta.
Atingido um objectivo, temos necessidade de satisfazermos outro... e mais outro... e ainda outro... Por outra, nunca somos felizes?!

A questão é - somos felizes ou simplesmente vivenciamos estados de felicidade?

Segundo Daniel Gilbert, professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que estuda a felicidade, qualifica a sensação de bem-estar - "É difícil dizer o que é, mas sei quando eu a vejo. É simplesmente se sentir bem." Para Gilbert "a felicidade não é uma sensação eterna, é um estado de êxtase, daqueles que se atingem nos momentos de extremos prazer."

Para Aristóteles a felicidade não é mais do que a nossa capacidade de contemplação: "Quanto mais se desenvolve a nossa faculdade de contemplar, mais se desenvolvem as nossas possibilidades de felicidade, e não por acidente, mas justamente em virtude da natureza da contemplação. Esta é preciosa por ela mesma, de modo que a felicidade, poderíamos dizer, é uma espécie de contemplação."

A felicidade existe nos momentos em que contemplamos a vida, porque até o sofrimento nos faz dar mais valor à felicidade...

3 comentários:

  1. Respondendo á pergunta acho que só vivenciamos estados de felicidade.., É quase impossivel vive-la na sua totalidade.

    beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que a "Felicidade" não existe, quando falo em felicidade refiro-me a um estado continuo de bem-estar, sem interrupções. A meu ver podemos dizer que existem as felicidades que ocorrem em situações pontuais e que inevitávelmente se esgotam, se tornam vazias...e ai continuamos numa luta desgastante pela buasca da mais um momento feliz...

    bjs

    Pandora 2009

    ResponderEliminar
  3. Penso que podemos viver felizes, mesmo que não seja uma coisa constante. Os momentos menos felizes existem para que nos apercebamos do quão valiosos são os restantes.
    Para sermos felizes precisamos de algum dia não ter sido, ou de vez em quando voltarmo-nos a lembrar de como é, senão a felicidade passa a ser um dado adquirido e por isso enfadonha.

    ResponderEliminar

Post It Psicológico